Acesse e conheça a Janela Única Portuária para acompanhar todas as etapas
da movimentação das cargas de importação e exportação

Grupos de Trabalho

As ações da ABTRA também são formatadas a partir de seus quatro grupos técnicos de trabalho, com foco operacional, em tecnologia da informação, recursos humanos, farmácia e imagem & comunicação. 

O objetivo desses fóruns é desenvolver ações representativas junto às autoridades do setor e manter os terminais e recintos constantemente informados sobre a conjuntura portuária e alterações legais propostas pelos órgãos anuentes. 

Eles reúnem periodicamente profissionais especialistas representantes das associadas e, nos últimos anos, têm avançado nas respostas conjuntas aos desafios enfrentados pelo setor. 

GTO - O Grupo de Trabalho Operacional reúne mensalmente as equipes técnicas de todos os recintos alfandegados e operadores portuários associados, sob a coordenação do nosso secretário executivo. As pautas são formatadas para discutir pontualmente entraves operacionais e aduaneiros e soluções práticas para dinamizar os serviços prestados pelas empresas. É considerado um dos principais e mais efetivos fóruns de mediação sobre temas portuários, aduaneiros e de logística do Porto de Santos. 

GTTI - O Grupo de Trabalho de Tecnologia da Informação tem por objetivo discutir as adequações dos sistemas dos terminais e recintos alfandegados de modo a atender às legislações dos diversos órgãos anuentes. Nas reuniões desse grupo também são apresentadas novas tecnologias aos gestores de TI das empresas associadas de maneira a fomentar o avanço tecnológico do setor. 

GTPH - Com foco no desenvolvimento do setor farmacêutico dos terminais e recintos alfandegados, o Grupo de Trabalho de Farmácia trata dos assuntos ligados ao aprimoramento das atividades sob anuência da Anvisa. 

GTRH - O Grupo de Trabalho de Recursos Humanos propõe ações conjuntas aos terminais e recintos alfandegados associados da ABTRA, com o intuito de qualificar seus colaboradores. Discute a criação de convênios com universidades e outras instituições de ensino, tendo em vista aprimorar a eficiência dos profissionais e, com isso, dos serviços prestados nos portos. 

CICOM – O Comitê de Imagem e Comunicação do Setor Portuário é formado por profissionais de comunicação das empresas associadas à ABTRA e de órgãos públicos envolvidos com as atividades portuárias, tem como objetivo promover a imagem e a reputação do setor através do alinhamento de discursos e de ações de comunicação coordenadas em esfera setorial. Foi criado no 1º. Encontro dos Profissionais de Comunicação desse segmento, realizado pela ABTRA, com o apoio da SEP e da Antaq, em novembro de 2014.